12-13
ABR24
Formação
Conceito
As disfunções temporomandibulares (DTM) são a causa mais frequente de dor orofacial de origem não-dentária e um dos principais motivos de urgência em medicina dentária.
O (re)conhecimento desta entidade clínica, considerando a sua prevalência e implicações no funcionamento do sistema estomatognático, bem como na qualidade de vida dos doentes, é de crucial importância na prática clínica diária.
As DTM apresentam variabilidade sintomatológica entre os pacientes, pois podem ser caracterizadas por sinais e sintomas nos músculos mastigatórios e/ou nas articulações temporomandibulares e/ou dentes e/ou envolver estruturas anexas. Ou, mais frequentemente, resultar de um envolvimento conjunto de estruturas, que determinam a coexistência de sinais e sintomas dolorosos e que determinam, frequentemente, possíveis incapacidades para o exercício das atividades da vida diária.
Ao longo dos últimos anos tem-se verificado uma (r)evolução no conhecimento e caracterização das DTM. As particularidades da ATM e a etiopatogenia da DTM têm permitido a definição de planos de abordagem mais adequados e que respondam às "reais" necessidades dos pacientes. Os profissionais envolvidos na gestão destes doentes no dia-a-dia clínico (dentistas, estomatologistas, cirurgiões maxilofaciais, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde) necessitam de encarar a necessária mudança de paradigma, para desenvolverem uma abordagem abrangente e interdisciplinar de cada condição clínica, e principalmente sustentada na melhor evidência científica e regida por princípios éticos essenciais.
OBJETIVOS GERAIS
Durante o curso os participantes realizarão uma revisão abrangente dos conceitos necessários para o (re)conhecimento e diagnóstico diferencial das DTM e da Dor Orofacial, relacionando-as com outras entidades com as quais podem coexistir, como o Bruxismo e Medicina Dentária do Sono.
QUERO FREQUENTAR ESTE CURSO
FORMAÇÃO
Programa
Anatomia funcional e biomecânica relacionada com a ATM
Relação entre oclusão e estabilidade ortopédica da ATM.
Porque nem sempre se trata de oclusão?
PÚBLICO-ALVO
- Médicos ( Médicos Dentistas, Estomatologistas, Cirurgiões Maxilofaciais, Pediatras, Fisiatras, Neurologistas, Otorrinolaringologistas), - Fisioterapeutas, - Terapeutas da fala.
Carga de trabalho
20 horas, distribuídas por dois dias de curso (sexta e sábado).
Inclui:
Almoços e coffee-breaks dos dois dias, acesso a todas as facilidades do centro de formação e diploma de participação.
FORMADOR
PROF. DOUTOR ANTONIO ROMERO GARCÍA
- Médico Dentista, licenciado pela Universidade de Valência em 1992. - Doutoramento pela Universidade de Valência em 1997. - Obtenção do diploma de mérito e reconhecimento científico pelo American Board of Orofacial Pain. Em 1999. - Mestrado em Ciências no Tratamento da Dor. Sociedade Espanhola de Dor 2017 - Certificado Profissional em Inovação e Empreendedorismo. Universidade de Stanford. 2018 - Certificado em Liderança Inovadora em Saúde. Universidade de Stanford (EUA). 2019 - Formação Executiva em Inteligência Artificial na Saúde. Massachusets Institute of Technology (Boston, EUA) 2020. - Co-diretor do Curso de Formação Avançada em Oclusão, DTM, Dor Orofacial e Medicina Dentária do Sono. - Autor de várias publicações científicas e capítulos de livros sobre os temas DTM, Dor Orofacial e Medicina Dentária do Sono. - Membro do Conselho Editorial do American Journal of Dental Sleep Medicine. - Revisor científico de revistas científicas internacionais: Journal of Oral Rehabilitation, Journal of Orofacial Pain - Professor convidado de DTM, Dor Orofacial e Medicina Dentária do Sono em várias Universidades públicas e privadas em Espanha e em todo o mundo (Europa, EUA, México, Austrália, América do Sul)
FORMADOR
PROF. DOUTOR RICARDO DIAS
- Médico Dentista, licenciado em Medicina Dentária pela FMUC em 2006; - Doutorado em Ciências da Saúde, Ramo de Medicina Dentária, especialidade de Prótese Dentária e Oclusão, disciplina de Oclusão, pela FMUC, em 2015; - Investigador em Reabilitação Oral nas áreas de implantologia, disfunções temporomandibulares, bruxismo, dor orofacial e medicina dentária do sono na FMUC; - Prática clínica privada em reabilitação oral protética, disfunção temporomandibular, bruxismo, dor orofacial e medicina dentária do sono; - Cofundador e Secretário Geral Adjunto da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, desde 2015; - Conferencista em diversos congressos nacionais e internacionais; - Revisor de várias revistas científicas de referência na área da DTM, Dor Orofacial, Bruxismo e Sono, assim como de Prostodontia; - Autor e Co-autor de vários trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.
FORMAÇÃO
Inscrição
VALOR DA INSCRIÇÃO
800,00 Eur
Para formalizar a sua inscrição deverá preencher o formulário de inscrição e efetuar transferência bancária para o IBAN do IPMD PT50 0035 0286 0001 2568 8303 6, até sete dias antes do curso.
CONTACTO
formacao@ipmd.pt
12 e 13 de abril de 2024 Instituto Português de Medicina Dentária, IPMD Viela das terras nº18, Esgueira 3800-125 Aveiro
INSCREVA-SE JÁ
DADOS DO CONTACTO
NOME COMPLETO
Nº TELEFONE/TELEMÓVEL
DADOS DE FATURAÇÃO
NOME
NIF
MORADA
COMPROVATIVO DE PAGAMENTO
Tamanho máximo: 5MB