Ortodontia
ÁREAS CLÍNICAS Ortodontia
ÁREAS CLÍNICAS Ortodontia
A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que atua com o objetivo de prevenir, intercetar ou corrigir situações patológicas relacionadas com a posição dos dentes e/ou dos maxilares, como por exemplo dentes apinhados, diastemas (espaços entre os dentes), mordida profunda, cruzada ou aberta. Em casos mais complexos os tratamentos ortodônticos poderão ser complementados por cirurgia ortognática. A importância crescente da estética na sociedade atual levou a um grande aumento na procura de tratamentos ortodônticos nos últimos anos. Contudo, o primeiro objetivo inerente à realização de tratamentos ortodônticos deverá consistir na reposição de todas as funções do sistema estomatognático de forma adequada, nas quais se pode e deve incluir a estética.
De um modo geral existem aparelhos fixos e removíveis. Os aparelhos do tipo fixo são sistemas maioritariamente metálicos e/ou cerâmicos e recebem este nome por serem colados aos dentes através de sistemas adesivos próprios. Os aparelhos removíveis são, como o próprio nome indica, aparelhos que o paciente pode remover da boca, confecionados em material acrílico seguro por ganchos ou, mais recentemente, na forma de goteiras transparentes (alinhadores “invisíveis”) confecionados por impressão 3D. Do ponto de vista técnico-científico, os alinhadores “invisíveis” evoluíram bastante nos últimos anos e apresentam algumas vantagens interessantes.
Encontre a resposta para as principais questões relacionadas com tratamentos de Implantologia. Quanto mais informado estiver sobre este tema melhor preparado estará para iniciar o seu tratamento.