Medicina Oral
ÁREAS CLÍNICAS Medicina Oral
ÁREAS CLÍNICAS Medicina Oral
Os fibromas são lesões bastante frequentes na boca e caracterizam-se por um crescimento anormal de tecidos moles na língua, lábios, “bochechas” ou mesmo gengiva, estando normalmente associados a um traumatismo crónico. São geralmente formações bem delimitadas, duras e de aspeto relativamente normal, a menos que ulcerem. O tratamento envolve a remoção da causa (prótese) até à cura da lesão e/ou desgaste da zona da prótese ou dente responsável pelo traumatismo. Quando tal não for suficiente para levar ao desaparecimento do fibroma deve-se efetuar a sua remoção cirúrgica e análise anatomo-patológica.
Sempre que se detetem lesões estranhas na cavidade oral, desde ulcerações, formações duras e nodulares, formas descamativas, alterações da textura ou da cor, etc…, deve-se procurar ajuda médica e não menosprezar a sua ocorrência. Embora a incidência de cancro oral varie de acordo com as regiões geográficas (1 a 5% dos cancros nos países ocidentais contra 15 a 40% em alguns países da Ásia), a prevalência de algumas formas parece estar a aumentar em alguns países Ocidentais.
Encontre a resposta para as principais questões relacionadas com tratamentos de Implantologia. Quanto mais informado estiver sobre este tema melhor preparado estará para iniciar o seu tratamento.